sábado, 27 de abril de 2019

RONDA TÉCNICA DEBATEU O DESEMPENHO NAS GRANJAS E AS NOVAS EXIGÊNCIAS PARA O USO DE ANTIMICROBIANOS


Gerir uma granja de suínos é tarefa complicada e exige estudo e atualização constante. Na tarde desta terça-feira (23/4), suinocultores, veterinários e demais profissionais do setor que vivenciam o dia a dia nas granjas, reuniram-se na sede da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), em Ponte Nova/MG, para participar de uma Ronda Técnica realizada pela empresa + Parceira da Suinocultura, Ourofino.
O bate-papo foi sobre as novas exigências para o uso de antimicrobianos e como manter o desempenho nas granjas de suínos, ministrado pelo professor da Universidade Federal de Lavras, Vinícius Cantarelli, especialista em nutrição suína. O principal objetivo foi gerar discussões e fazer a conexão entre mercado e a universidade, tratando problemas e encontrando soluções através das oportunidades já pesquisadas em saúde intestinal de suínos.
Hoje, a suinocultura passa por um momento de restrição do uso de antibióticos e demanda informações de tecnologias e programas que possam garantir a sustentabilidade do sistema de produção, tornando o evento essencial para os profissionais do setor.
Na oportunidade, Cantarelli explicou que existem tecnologias que, até então, são tratadas como alternativas para os antibióticos, mas os resultados efetivos serão realmente alcançados, segundo ele, após a revisão de alguns pontos dentro do sistema de produção, como por exemplo, o desmame mais tardio para garantir a maturidade fisiológica dos leitões.
O profissional também destacou a relevância do cuidado com a bioseguridade e com a ambiência nas granjas, o cuidado na colostragem e na qualidade da dieta do animal, por serem, segundo ele, alguns dos pontos que podem trazer um maior retorno para a produção como um todo.
O evento gerou participação e elogios do público e trouxe uma discussão importante para as rotinas de produção dentro das granjas. Ao final, houve confraternização entre os presentes.
Fonte: ASSUVAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário