quinta-feira, 5 de agosto de 2021

PONTE NOVA - ALEPON PRESTA GRANDE HOMENAGEM AO CANTOR TUNAI



No próximo dia 13, a Academia de Letras Ciências e Artes de Ponte Nova - ALEPON, juntamente com músicos/cantores da cidade, fará uma importante homenagem ao cantor Tunai. O evento, intitulado Ponte Nova – Alepon Canta para Tunai, irá ao ar no canal WASTREAMING, a partir das 19h30min. 


Iniciativa e coordenação do acadêmico  professor Wander Silva, o acontecimento é um substitutivo ocasional ao bem sucedido projeto Ponte Nova Canta, sucesso absoluto em três edições nos anos anteriores à Covid-19. O palco é o da OAB, subseção Ponte Nova, parceira de eventos culturais. 


Neste ano, para manter viva a memória de Tunai, 11 poetas da Alepon compuseram poemas sobre Tunai, os quais foram musicados por cantores/compositores da cidade. 


Segundo Wander Silva, "as músicas, que são surpresas para todos, pois os acadêmicos ainda não ouviram as gravações, e nem sabem quem as gravou, estão em um nível altíssimo de qualidade, reforçando aquilo que já se sabe: esta é uma terra abençoada com a arte". 


A presidente da Alepon, Beth Iacomini, também festeja o evento: "Estamos felizes por homenagear o grande cantor Tunai, filho de uma imortal da Alepon, Lilá Mucci. É uma homenagem justa, até porque o Tunai sempre foi muito solidário nas muitas campanhas  sociais da cidade, sempre contribuindo com seus shows  beneficentes." 


Biografia 


Tunai, o José Antônio de Freitas Mucci, iniciou o seu curso de Engenharia Civil na cidade de Ouro Preto, onde também estudou seu irmão e compositor João Bosco. Depois de se transferir para Belo Horizonte, onde concluiu seu curso, trabalhou como engenheiro e depois deixou a engenharia civil para se dedicar à carreira de músico, estreando em 1978, quando Fafá de Belém interpretou sua composição "Se eu disser". Trabalhou com o letrista Sergio Natureza, com quem compôs músicas para vários artistas como Elis Regina, Simone, Gal Costa, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Beto Guedes, Roupa Nova, Fafá de Belém, Elba Ramalho e Sérgio Mendes, sempre com sucesso. 


Na carreira-solo, tornou-se famoso com o hit Frisson, do disco Em Cartaz (1984) e que foi tema da novela "Suave Veneno", da TV Globo. 


Deixou um vazio de estilo e de voz, ao mesmo tempo um legado de talento, coragem e qualidade musical, bem como o companheirismo junto a seus pares. 

Fonte: zdmnews 

Um comentário: