:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/M/6tULN4RHKve3F2OZXGZw/2025-05-08t172559z-1464741686-rc2tdeajjld7-rtrmadp-3-pope-leo-xiv.jpg)
Próximo de Francisco, Prevost, de 69 anos, é o 1º papa nascido nos EUA e com cidadania peruana. No discurso inaugural, pontífice falou de paz e agradeceu ao antecessor.
O cardeal dos Estados Unidos Robert Francis Prevost é o novo papa e escolheu o nome de Leão XIV para liderar a Igreja Católica.
A escolha do conclave por Prevost, um agostiniano progressista de 69 anos e próximo ao papa Francisco, foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina.
O novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado pelo cardeal Dominique Mamberti. Na sequência, ele fez seu primeiro discurso, no qual falou de paz e defendeu uma Igreja Católica missionária.
"A paz esteja com todos vocês." Esta é a primeira saudação do Cristo ressucitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês", disse Pervost em sua primeira fala como papa Leão XIV.
O agora papa Leão XIV indicou também no discurso que dará continuidade ao trabalho de Francisco: "Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem."
Prevost é também o primeiro papa da história da Igreja Católica vindo dos EUA — país majoritariamente protestante — e já se posicionou contra políticas do governo de Donald Trump.
O novo papa também tem cidadania peruna, adquirida após anos de missão no país, onde foi nomeado bispo em 2015.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário